Brasil se transforma em um pária da ciência

  • 29/10/2021
    • Share

Os desencontros do Brasil com a ciência estão ganhando os palcos do mundo. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as vacinas contra a Covid 19 provocavam Aids. Gerou um rebuliço na comunidade científica mundial. Bolsonaro também colocou em dúvida a eficácia dos imunizantes em geral.

O resultado foram milhões de críticas nas redes sociais em todo o planeta. E mais: declarou que a contaminação seria um melhor imunizante do que as vacinas – e citou seu próprio exemplo. Ainda no seu balaio de barbaridades, afirmou que a vacina CoronaVac, fabricada pela farmacêutica Sinovac, não tinha comprovação científica. Bobagem! Ah, não se pode esquecer que o ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, anunciou a criação de uma vacina 100% nacional.

Isto sem que qualquer laboratório fosse contatado para produzir o medicamento. A última atrocidade contra a ciência não vem de Bolsonaro, verdade seja dita, mas, indiretamente, da área da saúde, para não variar. Os testes com a substância química proxalutamida encontraram no Brasil um ambiente de desatinos em parte das investigações científicas, provocando críticas de outros centros de pesquisa mundiais – e por aqui mesmo. No caso brasileiro, trata-se do uso irresponsável, quase criminoso, do princípio ativo.

O médico Flavio Cadegiani foi responsável pela condução da pior pesquisa científica da história, marcada pela ausência de notificação às autoridades competentes da morte de 200 pessoas no Amazonas. Cadegiani não prestou as informações solicitadas pela Comissão de Ética em Pesquisa (Conep), que, por sua vez, suspendeu as investigações conduzidas por ele e encaminhou a denúncia para a Procuradoria Geral da República. Nos Estados Unidos e na China, por exemplo, a proxalutamida já foi testada sem que tivesse ocorrido qualquer denúncia. Por enquanto, a única certeza, além do “genocídio”, é que a proxalutamida entrou de gaiato na história, e o assunto ganhou os leads da internet. O Brasil agora é pária na ciência.

#Coronavac #Jair Bolsonaro #Sinovac

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.