Destaque

Votorantim e CPP Investments avançam sobre empresa de transmissão da Brookfield

  • 25/11/2024
    • Share

Corre feito eletricidade no setor de energia a informação de que a Auren Energia, leia-se Votorantim e a canadense CPP Investments, entrou na disputa pela aquisição da Quantum. Trata-se do braço da Brookfield na área de transmissão. A empresa é avaliada em aproximadamente R$ 8 bilhões. O pacote sobre o balcão reúne quase três mil quilômetros em linhas, sendo dois mil quilômetros em operação.

 

A compra da Quantum representaria a entrada da dobradinha elétrica entre os Ermírio de Moraes e os canadenses no negócio de transmissão. Ou seja, a empresa passaria a atuar nos três grandes verticals da área de energia elétrica: já opera em geração e distribuição – nesta última com a recente compra da AES Brasil por R$ 7 bilhões. Ressalte-se também que o interesse na Quantum sugere uma guinada estratégica na Auren.

 

A companhia desistiu de participar do mais recente leilão de transmissão da Aneel, realizado em 27 de setembro. Ao que tudo indica, decidiu se concentrar na compra de ativos já operacionais. Procurada pelo RR, a Auren Energia informou que “não comenta rumores sobre eventuais processos de fusões e aquisições.” A Brookfield também não quis se manifestar.

 

A Auren não corre sozinha. A State Grid também é apontada no setor como uma forte candidata à compra dos ativos em transmissão da Brookfield. O grupo chinês já é um dos grandes players do segmento no Brasil. Com mais de 16 mil quilômetros de cabos, concentra 10% de toda a rede de alta tensão no país. Com a aquisição, a State Grid se consolidaria como o segundo maior player em transporte de energia elétrica do país, atrás apenas da Eletrobras.

#Brookfield #CPP Investments #Energia #Votorantim

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima