Infraestrutura

“Custo FCA” atinge indústrias de Minas Gerais e da Bahia

  • 4/12/2024
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Há o Custo Brasil e, dentro dele, existe o “Custo FCA”. O desinteresse da VLI Logística por vários trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) vem impondo uma despesa adicional a grandes indústrias, notadamente de Minas Gerais e Bahia. Que o diga a RHI Magnesita. Estima-se que a interrupção de diversos trechos da FCA penalize a fabricante de refratários com gastos adicionais de 10% a 15%. A companhia é duplamente atingida: precisa levar a magnesita da mina de Brumado (BA) para a fábrica de Contagem (MG) e, na mão contrária, boa parte de sua produção é escoada por portos na Bahia. Sem alternativa, a Magnesita estuda adicionar cerca de 30 caminhões diários a sua estrutura de transporte para compensar a inviabilidade de uso da FCA. A VLI, leia-se Vale, Brookfield e Mitsui, negocia com o governo a renovação antecipada da concessão. Mas, como se sabe, quer devolver uma série de trechos à União. São centenas de quilômetros de ferrovia que não recebem investimentos há anos.

#Ferrovia Centro-Atlântica #VLI Logística

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