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Petrobras distribui seu investimentos na vizinhança

  • 25/03/2010
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A Petrobras prepara uma nova fornada de investimentos na América Latina. Os recpxursos aplicados ao longo dos próximos quatro anos deverão chegar a US$ 5 bilhões. Como de praxe, o mapeamento dos futuros projetos envolve decisões de ordem técnica e intrincadas costuras políticas. Bolívia e Venezuela, por exemplo, receberão um volume de investimentos proporcionalmente inferior aos recentes e expressivos aportes feitos pela Petrobras. A decisão se deve a  instabilidade política e a s perdas que a estatal sofreu nos dois países, ao ser obrigada a reduzir margens e a se desfazer de alguns ativos. Na Argentina, por sua vez, os investimentos deverão ficar na casa dos US$ 400 milhões. A prioridade é alavancar as operações da subsidiária Petrobras Energia na distribuição de combustíveis. Nos últimos dois anos, a empresa perdeu preciosos pontos de market share, principalmente para a Repsol YPF. Na gangorra dos investimentos internacionais da Petrobras, um dos países que mais sobem é a Colômbia. Ela receberá em torno de 15% do valor total, a maior fatia individual. Não por coincidência, o governo colombiano é aquele que tem oferecido as maiores contrapartidas a  estatal. A principal delas é uma linha de financiamento oficial em torno de US$ 500 milhões, que será acompanhada de apoio na infraestrutura de transporte de combustíveis. Há também conversas adiantadas para uma parceria entre a Petrobras e a estatal colombiana Ecopetrol. Os investimentos no país vão no embalo da recente descoberta de petróleo no bloco Balay, na Bacia de Llanos. Os testes iniciais indicam grande probabilidade de a reserva ser comercialmente explorável. Além da Petrobras, dona de 45%, o consórcio tem ainda as empresas Cepcolsa, Sorgenia E&P Colômbia e Petroamericana. Os blocos já operados pela estatal na Colômbia somam produção diária de 400 mil barris. Os planos da Petrobras na Colômbia passam também pelo aumento da sua rede de postos. Com 74 pontos de venda, a companhia pretende abrir ou comprar cerca de 100 postos até o fim de 2011, o que a deixaria como uma das três principais distribuidoras locais.

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