Uma boca de urna pela igualdade racial na política

  • 12/11/2020
    • Share

O RR tem a informação de que importantes ONGs e entidades dedicadas à luta contra o racismo – a exemplo de Abong (Organizações em Defesa de Direitos e Bens Comuns), Educafro, Baobá, entre outras – estariam se mobilizando para realizar manifestações em grandes capitais brasileiras, nas eleições do próximo domingo. O objetivo seria chamar a atenção pela necessidade de maior inclusão de negros no cenário político. Uma espécie de boca de urna antirracismo.

Em 2018, por exemplo, apenas 24% dos deputados federais e 28% dos deputados estaduais eleitos se declararam negros ou pardos à Justiça Eleitoral. Ressalte-se que os afrodescendentes correspondem a 56% de toda a população brasileira. Ouvida pelo RR, a Abong, uma das líderes da Frente Antirracista, informou que “as ações afirmativas para negros não são suficientes para promover equidade no processo eleitoral.

É preciso realizar reformas para que o pleito tenha, de fato, equilíbrio de raça/etnia”. A entidade diz ainda que o número de negros candidatos às eleições neste ano – 80 mil, segundo o TSE – poderia ser maior “se a legislação brasileira e as organizações partidárias não fossem racistas”. Consultada especificamente sobre sua eventual participação em manifestações no domingo, a Abong não se pronunciou. Igualmente procuradas, Educafro e Baobá não responderam.

#Abong #ONGs #TSE

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.