Política
Sidônio quer transformar Plano Safra em palanque para Lula
Há uma discussão no entorno de Lula sobre a possibilidade de o lançamento do Plano Safra 2026/27 sair do Palácio do Planalto, onde é feito tradicionalmente, e ser levado para o “campo”, leia-se uma cidade representativa do agronegócio, notadamente no Centro-Oeste. O principal defensor da proposta é o ministro-chefe da Secom, Sidônio Palmeira. A ideia é transformar um anúncio de governo em um ato de campanha. Seria uma forma de Lula capitalizar os efeitos do programa e fazer um aceno direto ao agro, território historicamente hostil a ele. O ministro da Agricultura, André de Paula, já indicou que o Plano Safra deve ser apresentado em junho e com números vitaminados em relação ao ciclo anterior, de R$ 516 bilhões. O pleito da CNA é de R$ 623 bilhões em crédito, dos quais R$ 518,2 bilhões para médios e grandes produtores. Também está sobre a mesa uma frente de renegociação de dívidas rurais, no valor de até R$ 80 bilhões.
#Lula