Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
assuntos

Dieese

Relacionados

12.03.19

A morte a morte do trabalhismo

Economistas do Dieese passaram o fim de semana elaborando propostas de emendas para a MP 873 que serão encaminhadas hoje pelo PT à Câmara dos Deputados e ao Senado. Trata-se do último dia para mudanças no texto da Medida Provisória, que proíbe o desconto automático da contribuição sindical sobre o salário dos trabalhadores. O trabalho do Dieese deve ser em vão. É pouco provável que os partidos de oposição consigam mexer na MP, chamada pelas centrais de trabalhadores como o “AI 5 Sindical”

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

06.02.18

Dieese vira estatística de si mesmo

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) está entrando para as estatísticas do desemprego. Segundo o RR apurou, a entidade teria dispensado, desde dezembro, cerca de 20 funcionários entre a área administrativa e a equipe de pesquisadores. O pior, contudo, espreita atrás da porta: segundo cálculos feitos pela direção do Dieese, o atual nível de receita só comporta a manutenção de pouco mais da metade do atual efetivo, da ordem de 250 colaboradores. Mais paradoxal é o fato de que o próprio Ministério do Trabalho vem contribuindo de forma direta para o agravamento da situação financeira do órgão intersindical. O Dieese tem cerca de R$ 1,3 milhão a receber da Pasta, referente à realização da Pesquisa de Emprego e Desemprego. No entanto, esbarra na acefalia do Ministério. As tratativas para o pagamento da pesquisa estão praticamente paradas desde o fim do ano passado quando Ronaldo Nogueira pediu demissão do cargo de ministro do Trabalho. Procurados, o Dieese e o Ministério não se pronunciaram.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

27.01.17

Legislação trabalhista ainda é um voo às cegas

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ainda não chegou a uma conclusão se o saldo do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) é negativo ou positivo para o trabalhador. O Dieese vem discutindo com as centrais e sindicatos as mudanças que virarão de ponta cabeça a legislação do trabalho, e todos também estão bastante divididos. A questão central é se a flexibilização das leis trabalhistas terão efeito positivo sobre o emprego ou prejudicarão a absorção de trabalhadores e implicarão queda do salário.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.