fbpx

Relatório Reservado

Home Notícias Pesquisa Planos Quem somos
Home Notícias Pesquisa Planos Quem somos
27.03.18

Venda de terras a estrangeiros é servida aos pedaços no Congresso

  • Eldorado
  • Fibria

A liberação da venda de propriedades rurais para estrangeiros está virando um picadinho legislativo, cortada em pedaços miúdos para saciar a fome de diferentes setores. O cardápio da vez é um projeto específico, vinculando a posse de terras por investidores internacionais a empreendimentos na área de papel e celulose. A proposta está em gestação no ventre da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável da Floresta Brasileira, capitaneada pelo deputado Newton Cardoso Jr.

A justificativa é que a medida estimularia novos projetos de manejo sustentável de florestas e destravaria investimentos na área de celulose que estão em banho-maria por conta das restrições à venda de terras para estrangeiros. A chilena CMPC é um caso clássico. O grupo já anunciou que tem planos de construir uma nova fábrica no Brasil com capacidade para até dois milhões de toneladas de celulose. Mas seus executivos condicionam o investimento, estimado em mais de US$ 2 bilhões, à flexibilização da lei e, consequentemente, à possibilidade de comprar mais de 150 mil hectares de florestas no país.

Outra interessada no projeto é a Paper Excellence, que adquiriu a Eldorado. Os entraves legais para a posse de terras teriam sido determinantes para o grupo asiático recuar em sua investida sobre a Fibria. Diferentemente da Eldorado, cuja maior parte das reservas encontra-se em áreas arrendadas, a empresa dos Ermírio de Moraes, e agora também dos Feffer, soma mais de um milhão de hectares em florestas próprias.

Conforme o RR informou na edição de 26 de fevereiro, a Frente Parlamentar da Agropecuária costura uma proposta que vincula a liberação da venda de terras a estrangeiros a investimentos no agronegócio. Ainda assim, enquanto a medida não é aprovada no Congresso, cada setor tenta puxar a brasa para a sua sardinha com projetos . É o caso das empresas de energia, que articulam um projeto atrelando a liberação da venda de terras a investimentos em geração, como, por exemplo, a construção de parques eólicos. A iniciativa conta com a simpatia do Ministério de Minas e Energia

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

Notícias

11.08.22

Embraer quer pousar seus veículos elétricos na China

  • Avic
  • BAE Systems
  • China Aviation Industry General Aircraft
  • Embraer
11.08.22

O melhor cabo eleitoral de Jair Bolsonaro

  • Jair Bolsonaro
  • Paulo Guedes
  • PIB
11.08.22

Junta militar

  • Forças Armadas
  • Simone Tebet
11.08.22

Curto-circuito regulatório

  • Antaq
  • Syndarma
11.08.22

Barba, cabelo e bigode

  • Companhia Docas do Espírito Santo
  • Shelf 119

em alta

  • Avic
  • BAE Systems
  • China Aviation Industry General Aircraft
  • Embraer
  • Jair Bolsonaro
  • Paulo Guedes
  • PIB
  • Forças Armadas
  • Simone Tebet
  • Antaq
  • Syndarma
  • Companhia Docas do Espírito Santo
  • Shelf 119

contato

+55 21 96713-5127

relatorio@relatorioreservado.com.br

cadastre-se

© 2019 Relatorio Reservado. All rights reserved.

Relatório Reservado

Faça o seu login.

Esqueci minha senha

Ainda não é assinante?

Escolha um de nossos planos e
comece seus 30 dias grátis.

nossos planos