O novo “prêmio” de Tarcísio Freitas

  • 11/11/2019
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A reputação de melhor ministro do governo Bolsonaro virou um castigo para Tarcísio Freitas. O titular da Infraestrutura tornou-se um colecionador de pepinos. Freitas não conseguiu fazer os diretores das agências reguladoras e, apesar de todo empenho, não deu a velocidade esperada junto ao TCU para destravar o pacote de concessões.

O fast track entrou em slow motion e as licitações estão atrasadas. Vai piorar. O Palácio do Planalto estuda transferir o Programa Nacional de Mobilidade Urbana para a Pasta da Infraestrutura. Ou seja: o incensado ministro Tarcísio Freitas teria como “prêmio” a missão de deslanchar um pacote de investimentos que hoje se encontra paralisado no âmbito do Ministério o Desenvolvimento Regional.

O Programa de Mobilidade está mais para um grande “Plano Nacional de Paralisia Urbana”. Há 248 projetos em atraso ou parados, segundo estudo da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos. Do total de investimentos previstos, R$ 150 bilhões, apenas 10% foram executados. Caberia a Tarcisio Freitas colocar de pé ao menos os grandes empreendimentos, como o plano de mobilidade de Recife ou o VLT do Mato Grosso. Este último já consumiu mais de R$ 1 bilhão sem sequer entrar em operação. Freitas teria também a missão de botar ordem na casa. Em dez meses de governo Bolsonaro, a Secretaria de Mobilidade Urbana já teve três titulares – o último, José Lindoso de Albuquerque, foi demitido no fim de outubro. Cada um fez menos do que o outro.

#Jair Bolsonaro #Tarcísio Freitas

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