fbpx

Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
17.06.22

Quem quer dinheiro?

As negociações já realizadas para a compra do SBT esbarram em quem? No próprio Silvio Santos, que não sabe muito bem o que quer. É uma confusão só.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

02.06.22

Namoro na TV

O horário eleitoral vai começar: o presidente Jair Bolsonaro negocia sua participação no programa de Silvio Santos. No acumulado entre 2019 e 2021, o SBT recebeu a segunda maior verba publicitária da Secom (R$ 53,5 milhões), atrás apenas da Record.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

05.05.22

Show do bilhão

Como já disse o RR, o banqueiro André Esteves não vai sossegar enquanto não transformar o SBT em “SBTG”. As cifras já estão na mesa.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

03.05.22

Globo tem musculatura para as piores batalhas

Para quem diz que a Globo é uma empresa em decadência financeira e em corner operacional e estratégico, recomenda-se olhar com lupa os seus números, a começar pelo estoque de lucros dos últimos 12 anos – trata-se de um recorte de tempo aleatório. Em pouco mais de uma década, a Globo Comunicação e Participações S.A auferiu ganhos totais da ordem de R$ 22 bilhões, ou seja, média de R$ 1,8 bilhão por ano. O lucro líquido da empresa neste período foi praticamente o dobro de toda a receita líquida do SBT e mais do que o triplo do faturamento da Record no mesmo intervalo.

Na comparação com a Band, o lucro da Globo correspondeu a sete vezes a arrecadação média da concorrente entre 2016 e 2021 – não foram encontrados dados da emissora da família Saad entre 2010 e 2015. Ressalve-se que estes números configuram valores aproximados, obtidos em pesquisa extraoficial e não deflacionados. A Globo é a sexta marca mais valiosa do Brasil. Também é o grupo de mídia que mais investe no país. A corporação formou um caixa de R$ 15 bilhões – valor quase três vezes maior do que a dívida -, e o Ebit- da deve alcançar R$ 559 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Esse esforço explicita a solidez e os planos da empresa para realizar vultosos investimentos. A Globo tomou a decisão de fazer caixa não é de hoje. Em 2019, sofreu com o cataclisma no mercado de publicidade, com uma contribuição especial da animosidade ideológica do presidente Jair Bolsonaro, que subtraiu o que foi possível de verbas de anúncios tradicionalmente destinados à Globo. Ainda assim, a emissora realizou um lucro líquido de R$ 752 milhões. Em 2020, a pandemia pegou a empresa de chofre. Com as decorrências negativas no mercado publicitário e contando com a “ajuda” obcecada de um capitão ressentido, o lucro caiu para R$ 167,8 milhões. Esse resultado poderia ser menor, mas a Globo preferiu postergar despesas dentro de um planejamento de investimentos e de expectativa de ampliação de faturamento.

Os números de 2021 vieram dando a sensação de que as Cassandras que odeiam o grupo – e algumas acreditam ter lá suas razões históricas – estavam com a razão: o prejuízo chegou a R$ 173 milhões. Ou seja: a Globo debutou em 12 anos o seu primeiro resultado negativo, performance em grande parte decorrente das despesas postergadas para 2021. A leitura diagonal, vazia de informações, parece confirmar o cenário tristonho. Mas o que está fumegando na estratégia de reestruturação da empresa – além do caixa elevado para realização dos investimentos elevados e a confirmação de que o faturamento subiria de forma a pagar com folga os compromissos passados – é a reformulação da companhia de ponta a ponta, com uma aposta fortíssima no streaming.

Segundo dados oficiais, apenas no mês de fevereiro, a base de assinantes da Globoplay teve um salto de 20% em comparação ao mesmo período no ano passado. Mas nem tudo são rosas. A Copa do Mundo exigirá gastos tremendos e há uma dispersão de publicidade já contratada devido à mudança do cronograma de realização da competição de junho para novembro, no Catar. Mas a Globo, ao contrário dos dois últimos anos, parece nadar de braçada. Já realizou um lucro de R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre.

Toda essa operação – conduzida, sobretudo, por João Roberto Marinho, sem desfazer do papel estratégico de seus irmãos, José Roberto e Roberto Irineu – está sendo tocada com uma prioridade cada vez maior ao conteúdo. Vai ser difícil Bolsonaro seguir tentando dobrar a companhia, assim como Lula influenciá-la com a sua cantilena ideológica. A Globo perdeu audiência, é bem verdade. Mas sua munição é enorme: segundo o Ibope, um em cada três aparelhos televisivos no país fica ligado o tempo inteiro na emissora. É uma farsa a ideia disseminada aos quatro ventos de que a companhia não está preparada para empreitadas de alto calibre, ainda que o poder de fogo de inimigos históricos e de novos concorrentes não possa ser menosprezado.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

25.02.22

Silvio Santos ainda é Silvio Santos

O SBT estuda uma reestruturação na sua plataforma de streaming, hoje uma operação que não rende nada à empresa – o acesso é gratuito. A ideia é disponibilizar a maior parte do acervo de programas da emissora, além de produções exclusivas, o que permitiria a cobrança do serviço. O maior trunfo seria o inesgotável arquivo de programas do próprio Silvio Santos. Durante a pandemia, as reprises do Homem do Baú têm registrado alguns dos maiores índices de audiência do SBT.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

24.01.22

Horário eleitoral

Assessores de Jair Bolsonaro estão costurando uma rodada de participações do presidente em programas populares de TV, como Ratinho, no SBT, e José Luis Datena, na Band. A ideia é que Bolsonaro fale e fale muito do Auxílio Brasil e de outras medidas assistencialistas do governo.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

09.12.21

Reprise na pandemia

O surgimento da variante Ômicron mudou a “programação” de Silvio Santos. Nos corredores do SBT já se dá como certo que o “Homem do Baú” só voltará a gravar seu programa em 2022.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

09.11.21

As sucessões de Silvio Santos, cada qual no seu passo

Silvio Santos está acelerando sua sucessão nas telas. A partir de 2022, sua filha Patricia Abravanel, deverá ter um espaço ainda maior na grade de programação do SBT. Patricia vem a ser a Sra. Fabio Faria, ministro das Comunicações. Fora das telas, por sua vez, a passagem de bastão se dá a passos mais lentos. A rigor, o comando dos negócios está nas mãos de outra filha, Renata Abravanel, atual presidente do Grupo Silvio Santos. Na prática, porém, nenhuma decisão de maior relevo é tomada sem o imprimatur do Homem do Baú.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

28.06.21

Bola murcha

A transmissão da Copa América no SBT tem registrado os mais baixos índices de audiência da competição em 20 anos.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

14.06.21

Ponto final

Os seguintes citados não retornaram ou não comentaram o assunto: Petrobras, SBT, Light e Afya.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.