Lula quer acelerar concessões no setor portuário

  • 25/08/2022
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Silenciosamente, o comitê de Lula para a área econômica, à frente Aloizio Mercadante, vai montando o programa de concessões do candidato petista. No momento, assessores do ex-presidente estão debruçados sobre os planos para o setor portuário. De acordo com a fonte do RR, a ideia é realizar ao menos duas licitações em 2023: as Companhias Docas do Pará e da Bahia.

Ressalte-se que um eventual governo Lula ainda poderá herdar leilões originalmente programados para este ano, mas ainda cercados de incertezas. Entram nesse rol, por exemplo, a licitação do STS10, o novo terminal de contêineres do Porto de Santos, e a desestatização da Companhia Docas de São Sebastião, ambos ainda sem previsão. Segundo o RR apurou, assessores de Lula têm mantido conversações com investidores do setor para apresentar os planos do candidato petista.

A interlocução tem sido conduzida por Miriam Belchior e Maurício Diniz, que ocuparam, respectivamente, o Ministério do Planejamento e a Secretaria Nacional de Portos no governo de Dilma Rousseff. Ressalte-se que o trackrecords nessa área é razoavelmente favorável ao PT: o programa de concessões portuárias teve início na gestão Dilma. Além das concessões em si, os assessores econômicos de Lula têm acenado com outra medida simpática ao setor portuário: a transformação do Conselho de Autoridade Portuária de uma instância meramente consultiva, como é hoje, em um órgão deliberativo, com poderes para acelerar as desestatizações da área.

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