Infraestrutura

Governo pisa no freio na concessão da CBTU e da Trensurb

  • 8/05/2023
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A licitação das concessões da CBTU e da Trensurb perdeu velocidade. O RR apurou que a Casa Civil – responsável pela gestão do PPI (Programa de Parcerias de Investimento) – está reavaliando o leilão das duas licenças. A avaliação é que as circunstâncias atuais do mercado são desfavoráveis à operação. Sondagens feitas junto a grupos do setor de infraestrutura mostraram que os leilões podem ser um fracasso de bilheteria, dada a inapetência das empresas por novos investimentos na área. O imbróglio da Supervia, com a decisão da Mitsui de devolver a empresa ao governo do Rio, aumentou essa percepção dentro do governo. Some-se a isso os recorrentes prejuízos das operadoras de metrô e trens urbanos. O Metrô de São Paulo teve perdas de R$ 1,1 bilhão no ano passado. Por sua vez, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fechou 2022 com um déficit da ordem de R$ 430 milhões. A CBTU – ou que sobrou da velha CBTU – reúne a operação de trens urbanos de Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. A Trensurb, por sua vez, é responsável pelo transporte ferroviário de passageiros em Porto Alegre. Comparados às concessões de Rio e São Paulo, são ativos de menor porte e escala, o que os torna ainda menos atrativos.  

Há ainda outro fator para o governo recuar em relação à licitação das duas concessões: a pressão dos sindicatos. Os trabalhadores da Trensurb convocaram uma greve geral para hoje, com o objetivo de cobrar a retirada da companhia do PPI. Receituário similar tem sido adotado entre os funcionários da CBTU. Em 20 de abril, os metroviários do Recife entraram em estado de greve permanente por 30 dias, também exigindo que a empresa saia da lista de possíveis concessões na área de infraestrutura. O governo tem informações de que os funcionários de Natal e João Pessoa preparam atos semelhantes.   

#CBTU #PPI #Trensurb

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