Auxílio Brasil pode ter um Natal antecipado

  • 4/08/2022
    • Share

Para ganhar a eleição vale tudo. A ex-ortodoxa equipe econômica do governo estuda uma medida fora dos esquadros: a antecipação de um mês do pagamento do Auxílio Brasil. Como se o beneficiário ganhasse em 30 dias dois auxílios emergenciais.

O argumento seria o atraso de quase um mês do primeiro pagamento, inicialmente previsto para julho, e o impacto da inflação elevada nesse período. Uma lógica socialmente defensável, mas absolutamente eleitoreira. O Palácio do Planalto já teria convencido o novo “maestro da heterodoxia”, Paulo Guedes. Afinal, se foi possível antecipar dividendos das estatais, por que não seria possível também adiantar um mês do Auxílio Brasil? Sim, haverá reações de ordem política. Mas não custa lembrar que as oposições aplaudiram e aprovaram o aumento do Auxílio para R$ 600.

É difícil ser contra uma medida de caráter social, que, na verdade, não significaria um gasto novo, “mas apenas uma antecipação compensatória”, realizada na vigência do estado de emergência e com o caixa mais folgado em função da antecipação dos dividendos das estatais. Portanto, agosto – mês mais provável – ou setembro – mês que expõe mais o interesse eleitoreiro – podem ser datas de um Natal antecipado para os mais necessitados. O ministro transformista Paulo Guedes seria o Papai Noel dos excluídos. Com a bênção do Palácio do Planalto. A palavra de ordem, portanto, é “antecipação”.

#Auxílio Brasil

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.