Acervo RR

Petrópolis mistura suco e cerveja no mesmo balcão

  • 30/12/2011
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Em meio a s conversações com a Heineken, que está sedenta para se associar a  cervejaria Petrópolis – ver RR nº 4.255 -, o empresário Walter Faria prepara sua entrada em novos segmentos do mercado de bebidas. A empresa vai lançar no primeiro semestre de 2012 uma linha de sucos prontos. Faria vai embalar o novo empreendimento como parte de um projeto ainda maior: transformar a Petrópolis em um grande grupo integrado da área de bebidas, com presença nos segmentos de alcoólicos e não alcoólicos. No setor, esta posição é sinônimo de melhores negociações com o varejo. Neste primeiro momento, a cervejaria vai investir cerca de R$ 120 milhões na produção de sucos prontos, que inclui a montagem de uma linha industrial, provavelmente na fábrica de Boituva (SP). A estimativa da Petrópolis é que o faturamento da nova unidade de negócios chegue a R$ 200 milhões no primeiro ano de operação. Em sua estratégia comercial, Faria aposta boa parte de suas fichas em repetir na área de sucos o que fez na venda de cervejas: tirar mercado da Schincariol, dona da marca Fruthos. Entre as principais fabricantes do setor, o empresário considera a companhia recém-comprada pela japonesa Kirin como o player com mais fragilidades. Além disso, na condição de ex-distribuidor da Schin, Faria conhece todos os calos da empresa de Itu. Mas nem tudo são flores no caminho da Petrópolis. Faria pisará em um campo minado. Terá de enfrentar concorrentes com muito mais musculatura financeira, recall e experiência de sobra do setor, caso, por exemplo, da Coca-Cola, dona das marcas Sucos Mais e Del Valle. A Petrópolis não dispõe de um cardápio tão amplo de produtos e de fôlego para praticar uma política de preços mais baixa quanto os grandes players do segmento.

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