Infraestrutura

Trem-bala ressurge com um incômodo passageiro

  • 6/03/2023
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Uma das primeiras missões de Bernardo Figueiredo à frente da TAV Brasil será resolver um contencioso internacional. A estatal já cogita a (re) contratação da italiana Italplan Engineering como consultora do projeto do trem-bala – fetiche do governo Dilma ressuscitado no Lula III. Seria uma forma de fazer um acordo para encerrar um litígio que se arrasta há quase uma década. A empresa cobra do governo brasileiro algo em torno de 260 milhões de euros. A suposta dívida se refere a serviços de consultoria técnica prestados à EPL (Empresa de Planejamento Logístico) no governo Dilma. No ano passado, o Brasil teve uma vitória na própria Justiça italiana. A Corte de Cassação da Itália, correspondente ao STJ, reverteu decisões de instâncias inferiores favoráveis à empresa. A Italplan não desiste de cobrança e já sinalizou que vai recorrer a uma Corte de Arbitragem internacional. Figueiredo conhece bem toda a história. Era o presidente da EPL quando dos primeiros estudos para a implantação do trem-bala

#EPL #Italplan #TAV Brasil

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