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Infraestrutura
De onde sairá o dinheiro para a construção da Ferrogrão? Essa é a pergunta de R$ 20 bilhões que o governo vem tentando responder ao setor privado. O RR apurou que, além do possível apoio do BNDES, o Ministério dos Transportes abriu conversas com o Banco Mundial em busca de financiamento para o projeto. O funding é o maior gargalo para a viabilização da ferrovia, maior até mesmo do que o nó jurídico – o empreendimento está travado no STF por questões de ordem ambiental, que aparentemente começam a ser resolvidas. As tratativas com eventuais candidatos à operação da Ferrogão – de grupos do setor ferroviário a tradings agrícolas – mostram que não há investidor privado disposto a embarcar nesse trem sem a garantia firme de financiamento integral do valor. Mesmo com a perspectiva de concentrar uma grande parcela do escoamento de grãos do Centro-Oeste – segundo estudos técnicos, até 52 milhões de toneladas por ano -, as estimativas de rentabilidade da ferrovia ainda carregam um alto grau de dispersão. As projeções para a Taxa Interna de Retorno (TIR) vão de 1,6% a 11% ao ano.
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