Infraestrutura
Ecorodovias ensaia seu retorno aos leilões de estradas federais
A Ecorodovias desponta como forte candidato ao leilão da BRs-116/324/BA, a antiga ViaBahia. É o que se ouve no Ministério dos Transportes. Trata-se da maior concessão rodoviária programada pelo governo Lula para 2025. O investimento previsto beira os R$ 16 bilhões. A Ecorodovias volta a ter poder competitivo nos certames do setor após dar um cavalo de pau em suas finanças. O crédito de R$ 7,3 bilhões obtido junto ao BNDES em fevereiro permitirá à empresa repactuar seu passivo de curto prazo. Analistas já esperam uma ligeira redução do nível de alavancagem no balanço do segundo trimestre, em um movimento que deverá se acentuar ao longo dos próximos meses – no demonstrativo de março, a relação dívida líquida/Ebitda estava em 3,9 vezes, 0,5 acima do índice registrado em março de 2024. Além do acordo com o BNDES, a Ecorodovias levantou outros R$ 4 bilhões nos últimos meses, o que aumenta a folga em relação ao perfil da sua dívida. De acordo com relatório de research divulgado recentemente pelo BofA, a companhia passou a ter condições de financiar entre 75% e 100% dos investimentos nas concessões que fazem parte do seu portfólio, contra apenas 50% anteriormente. Em contato com o RR, a Ecorodovias disse entender que “a alavancagem do grupo está sob controle e segue a característica da dinâmica do nosso negócio. Novas concessões, como as adquiridas recentemente pela EcoRodovias, naturalmente começam com alavancagem elevada, mas isso vai reduzindo ao longo do tempo”. A empresa afirma ainda que, no momento, “está focada na execução dos investimentos já contratados”.
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