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Infraestrutura
A chinesa Cofco desponta como candidata à compra do projeto do Porto São Luís, colocado à venda pela Cosan. O pacote envolve o terreno e uma área já licenciada para a implantação de um terminal de uso privado (TUP), com capacidade para a movimentação de mais de oito milhões de toneladas de grãos. O investimento total para a construção do empreendimento gira em torno de R$ 1 bilhão. Com a aquisição, a Cofco – uma das maiores tradings agrícolas do mundo, com faturamento de US$ 40 bilhões no ano passado – reduziria sua dependência em relação ao Porto de Santos e passaria a ter uma estrutura própria para o escoamento de grãos do Centro-Oeste. Ressalte-se que a empresa tem feito pesados investimentos em logística no Brasil. No início do ano, anunciou o desembolso de R$ 1,2 bilhão na compra de quase mil vagões e 23 locomotivas em parceria com a Rumo Logística. Em tempo: curiosamente, a eventual venda do Porto São Luís para a Cofco representaria uma volta ao passado, com o regresso do empreendimento a mãos chinesas. O projeto foi idealizado pela CCCC (China Communications Construction Company). Em 2021, acabou vendido para a Cosan por R$ 720 milhões. Eram tempos de vacas mais gordas na empresa de Rubens Ometto, hoje às voltas com uma dívida elevada e um processo de venda de ativos.
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