Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
24.05.19
ED. 6121

Direita busca a coesão em concílio digital

Os ativistas de direita que se tornaram ex-bolsonaristas ou bolsonaristas com dor de cotovelo planejam um encontro para alinhar posições e discutir uma estratégia comum. Umas das propostas, segundo apurou o RR, é que o evento seja a primeira convenção digital da direita. A iniciativa é atribuída ao cantor Lobão. A pauta dos debates é incandescente. Vai da cooptação do vice-presidente Hamilton Mourão à atitude em relação ao filósofo Olavo de Carvalho (“enfrentamento ou congelamento”) até um plano com medidas alternativas de governo.

Há personagens mais e menos revoltados com Jair Bolsonaro. O colunista Reinaldo Azevedo, por exemplo, tornou-se quase um petista raivoso. São ativistas magoados o jornalista Augusto Nunes, o líder do MBL, Kim Kataguiri, e o ator e deputado Alexandre Frota. O cantor Lobão é o principal agregador do grupo. Ele tem um site – o “Lobão oficial” – que virou um point digital da “direita”. O escritor Martin Vasques da Cunha, o economista Rodrigo Constantino e o jornalista Francisco Escorsin estão na linha de tiro dos bolsonaristas, mesmo sendo do time construtivo, que acredita em uma virada na direção do “bem”.

O assessor internacional do Palácio do Planalto, Filipe Martins, por sua vez, tem sido chamado de “jacobino olavista”. Está à beira do expurgo. O filósofo Luiz Felipe Pondé – que também usa seu programa de entrevistas na internet como bunker ideológico – é um dos cruzados direitistas mais light, que tem expectativa de arrumar a casa. Consultado pelo RR sobre a proposta de realização de uma convenção digital organizada por Lobão e outros expoentes da nova direita brasileira, Pondé disse: “Não fui contatado por eles ainda”.

Janaina Paschoal e Lobão oscilam entre o “pau puro” e a “volta para casa”. Janaina é a mais empolgada em criar um canal direto junto a Hamilton Mourão. É difícil, mas a ideia é que, pelo menos em relação a alguns pontos, todo esse pessoal fale a mesma língua. Mas há um consenso de que é preciso afinar os discursos. Nas palavras atribuídas a Lobão, “a direita não pode ser o lobo da direita”. Dividida a direita já está. Mas pode piorar. Seus líderes acreditam que o racha vai aumentar após as manifestações do próximo domingo.

A julgar pelas reações antagônicas que a convocação gerou dentro da base de apoio de Jair Bolsonaro, esse risco não é pequeno. No entanto, há quem pense o contrário e enxergue nos protestos uma oportunidade de conciliação e até uma forma de estímulo à militância. Que o diga Alexandre Frota, que até alguns dias trás vinha sendo considerado persona nom grata pelo clã dos Bolsonaro – Eduardo Bolsonaro chegou a chamá-lo de “caroneiro”.

Em conversa com o RR, o deputado se disse, com todas as letras, integrante da “tropa de choque do presidente Bolsonaro”: “Eu me considero um guerreiro e não temo a esquerda.” A lealdade, no entanto, não o impede de dar uma cutucada no Capitão: “Acho que ele não prestigia o PSL como faz com o DEM, partido detentor de muitos cargos no governo”. Já o economista Rodrigo Constantino não esconde seu incômodo com a ala bolsonarista, que “continua agindo como se estivesse em campanha eterna”. Constantino acredita que as divergências vão se acentuar: “É como se Bolsonaro tivesse sido eleito para imperador absolutista. Há claro desprezo pela democracia em si. Portanto, não vejo como essa divisão se aliviar, já que a ala jacobina deve dobrar a aposta em sua retórica autoritária, o que os liberais e conservadores jamais aceitarão.”

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

22.03.19
ED. 6078

Não é pelos R$ 20 mil…

O contencioso entre Gilberto Gil e o neoídolo da extrema direita Alexandre Frota terá novos capítulos. Segundo o RR apurou, mesmo após ganhar em primeira instância o processo que move contra o deputado federal, Gil entrou com um recurso, na última quarta-feira, no Tribunal de Justiça do Rio. O compositor quer aumentar o valor da indenização que Frota terá de pagar. A defesa de Gil alega que a cifra de R$ 20 mil estipulada na primeira sentença é desproporcional às ofensas feitas por Frota no Twitter. O parlamentar do PSL publicou que, agora, Gil não poderia mais “roubar livremente recursos oriundos da Lei Rouanet”

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

01.02.19
ED. 6046

Animal

O Podemos quer lançar a candidatura do ex-jogador Edmundo a vereador em 2020. Filiado no ano passado, o “Animal” tem tudo para ser o Alexandre Frota da política carioca.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

16.01.19
ED. 6034

Alexandre Frota e o Jacaré

Alexandre Frota já encontrou o seu “Carlos Bolsonaro”. Terceirizou sua comunicação nas redes sociais para os idealizadores do “Jacaré de Tanga”, canal de humor no YouTube que se notabilizou por defender as bandeiras de Jair Bolsonaro na campanha. São 500 mil seguidores. Para alegria de seus fãs, de tempos em tempos, o ator-parlamentar deverá estrelar esquetes da trupe.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

03.12.18
ED. 6006

Porta dos fundos

O ator e futuro deputado federal Alexandre Frota pretende lançar um canal no YouTube sobre política e o dia a dia no Congresso. Periga virar um campeão de audiência.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

31.07.18
ED. 5921

Âncora

Pré-candidato à Câmara, o ator Alexandre Frota se ofereceu para ser o apresentador do programete eleitoral de Jair Bolsonaro. Ou melhor: dos centésimos que sobrarem dos oitos segundos a que o Capitão terá direito na TV.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

O apresentador Ratinho tem ajudado Jair Bolsonaro a construir pontes com a classe artística. Padrinho por padrinho, trata-se de upgrade em relação a Alexandre Frota.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

20.10.17
ED. 5729

Frota – 2018

Alexandre Frota tem convite do PMDB e do PSC para ser candidato a deputado federal em 2018. Um dos mais ativos influenciadores digitais, o ex-ator de filmes pornô costuma levar anti-petistas ao delírio com seus comentários nas redes sociais.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

10.08.17
ED. 5680

O cast de Bolsonaro

Jair Bolsonaro quer reunir em um evento os artistas que o apoiam. Sim, eles existem, ainda que não sejam muitos: o cast é liderado pelo cantor Amado Batista e pelo ator Alexandre Frota.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.