Uma reforma ministerial sob medida para Tarcisio Freitas

  • 11/10/2021
    • Share

Na rearrumação ministerial que será realizada para contemplar novos nomes do Centrão, pode sobrar uma cereja para o coronel Tarcisio Freitas: a fusão da Infraestrutura com o Desenvolvimento Regional. Freitas assumiria o Super-Ministério, com um orçamento somado superior a R$ 14 bilhões, noves fora as emendas parlamentares. Além das concessões de infraestrutura e de todas as demais atribuições que hoje já estão sob o seu poder, passaria a comandar, entre outros programas, o Casa Verde e Amarela, além de todos os investimentos do governo federal na área de saneamento, por meio da Funasa.

Também teria sob seu novo guarda-chuva as agências de desenvolvimento regional, como a Sudene e a Sudam. Ou seja: Tarcisio Freitas passaria a ser, ao mesmo tempo, ele próprio e Rogério Marinho. Este último, inclusive, é uma peça fundamental nesse tabuleiro da reforma ministerial. Marinho lançou recentemente sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Norte, abrindo caminho para a eventual fusão do Desenvolvimento Regional com a Infraestrutura. Esse novo e vitaminado Ministério seria um prêmio merecido para Tarcísio Freitas.

Trata-se de um dos poucos ministros que efetivamente faz diferença no governo. Seu prestígio junto a Jair Bolsonaro cresce a passos largos, vide suas recorrentes participações nas tradicionais lives presidenciais das quintas-feiras, como na última, no dia 28. Em 2020, por exemplo, Freitas foi o segundo ministro com mais aparições nas transmissões. Ficou atrás apenas do titular do Turismo, Gilson Machado, que costuma participar das lives mais como sanfoneiro do que exatamente como ministro de Estado.

#Funasa #Tarcísio Freitas

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.