Energia

Déficit de etanol na Índia é uma oportunidade de ouro para o Brasil

  • 23/08/2023
    • Share

Notícia publicada há poucos minutos pelo The Indu, um dos grandes jornais da Índia: está faltando etanol puro na Índia, o chamado E 100.

Até 2026, o país precisará de um volume adicional 1,4 bilhão de litros para cumprir o percentual exigido de mistura a outros combustíveis. Os indianos buscam soluções de todos os lados. Uma parte virá de investimentos da indústria sucroalcooleira local, que prevê um aumento de capacidade da ordem de 750 milhões de litros por ano. Mas levará tempo até que os projetos sejam executados. Outra possibilidade sobre a mesa vem da Indian Oil Corporation, envolvida em um projeto experimental para a produção de etanol do próprio bagaço da cana. Ainda assim, é líquido e certo que a Índia terá de aumentar as importações.

 OBS RR: O déficit indiano soa como música aos ouvidos dos usineiros brasileiros, especialmente aos respectivos ramos da família Ometto que controlam a Cosan e a São Martinho, as duas maiores exportadoras de álcool do país. O Brasil é o maior produtor global do etanol puro, sendo responsável por quase 30% do volume mundial. A Índia já é o quinto maior comprador do combustível brasileiro, atrás de Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão e Filipinas. Pelo andar da carruagem, logo, logo vai subir nesse ranking. 

#Cosan #Etanol #Indian Oil Corporation

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.