O homem que “engavetou” o comandante Che

  • 18/10/2017
    • Share

O jornalista Ib Teixeira, que por mais de duas décadas escreveu para a revista Conjuntura Econômica, publicação do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), faleceu na semana passada levando consigo uma instigante história inédita. Ib foi a Cuba fazer uma série de matérias sobre a revolução, entre elas uma entrevista com o presidente do BC cubano, Che Guevara. Havia bastante curiosidade sobre como o médico guerrilheiro faria a gestão da moeda.

As reportagens foram escritas, mas a entrevista nunca chegou a ser publicada. Segundo Ib, Che não entendia bulhufas de economia e muito menos de política monetária. O depoimento seria uma entrevista ao avesso, ou seja, um texto sobre o seu desconhecimento radical em relação aos rudimentos necessários  para o exercício daquela função.

Ib preferiu, então, não divulgar a entrevista. Uma pena. São pequenos detalhes como estes que fazem o bordado da História. Em tempo: à época, o redator-chefe da Conjuntura Econômica era Paulo Rabello de Castro, atual presidente do BNDES. Ib era militante ferrenho do partidão e foi atraído para o lado contrário da força pelo encantador de serpentes, Roberto Campos, que adorava converter comunistas.

#FGV

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.