Destaque

Procuradores do Brasil e do Paraguai disputam cada centavo da “herança” de Dario Messer

  • 23/04/2024
    • Share

A “herança” de Dario Messer está provocando uma queda de braço entre Brasil e Paraguai. Em jogo, a partilha de um patrimônio estimado em US$ 150 milhões – segundo as investigações, fruto das atividades criminosas do “doleiro dos doleiros”. O RR teve a informação de que o Ministério Público paraguaio quer desfazer o acordo de cooperação firmado com o Ministério Público Federal e a Advocacia Geral da União. O trato inicial previa a divisão meio a meio dos recursos obtidos com o leilão dos bens de Messer no país vizinho, confiscados pela Justiça local – imóveis, fazendas, aeronave, veículos, milhares de cabeças de gado e participações societárias em empresas.

No entanto, o Ministério Público do Paraguai está forçando uma renegociação dos termos a seu favor. De acordo com uma fonte do MPF brasileiro, seu congênere paraguaio exige uma fração maior do que os 50% combinados anteriormente sob a alegação de que conduziu as investigações e o rastreamento das riquezas de Messer do lado de lá da fronteira. Outra justificativa é que o esquema montado pelo doleiro para encobrir a posse de bens, a partir de uma rede de “laranjas”, causou maior prejuízo ao erário do Paraguai – como se uma parcela expressiva dessas divisas não tivesse saído ilegalmente do Brasil.

Do lado de cá, o assunto tem sido conduzido diretamente pela Procuradoria Geral da República, que ainda busca um acordo para a manutenção do acordo original. Ressalte-se que o butim de Dario Messer pode ser ainda maior. As investigações ainda estão em curso e há suspeitas de que o patrimônio oculto do doleiro no Paraguai vá além dos bens já confiscados.

Nesse caso, o desacordo envolve as próprias autoridades do país vizinho, em um episódio envolto em brumas. No MPF brasileiro, circulam informações de que integrantes da Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Bens do Paraguai teriam sido, digamos assim, lenientes na varredura dos bens de Messer no país.

#Dario Messer #MPF

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.