Destaque

O novo round na maior disputa empresarial do Brasil

  • 3/02/2025
    • Share

A CSN apresentou judicialmente interpelação criminal contra o ex-presidente da FIEMG-Vale do Aço e atual coordenador da Agenda de Convergência do Vale do Aço, Luciano José de Araújo. Na interpelação no 5002125-73.2025.8.13.0313, distribuída perante à 1ª Vara Criminal de Ipatinga, a siderúrgica requer que Araújo informe quais entidades e empresas listadas no “Manifesto Apoio a Usiminas e ao Vale do Aço” aprovaram o seu conteúdo. O pano de fundo é a contenda societária na siderúrgica mineira, uma das maiores disputas corporativas do país, que teve um novo capítulo no fim do ano passado.

O suposto manifesto circulou em dezembro sob o timbre da “Agenda de Convergência do Vale do Aço”, conforme informou o RR. Até hoje, trata-se de uma história muito mal contada. A própria FIEMG, uma das listadas, anteriormente interpelada, informou que “nenhum representante legal se encontrava presente no momento da reunião em que o ‘manifesto’ foi produzido e lido, razão pela qual não participou da deliberação de aprovação de tal documento”.

Diante do desmentido da própria FIEMG, onde foi realizada a reunião, Luciano Araújo será instado a esclarecer quem participou e aprovou o texto que atacou o Superior Tribunal de Justiça por ter decidido a favor da CSN, em última instância recursal, um ação movida contra a Ternium, controladora da Usiminas. De uma forma irresponsável, o próprio grupo ítalo-argentino vem divulgando que a siderúrgica mineira seria prejudicada com tal ação, o que não condiz com a realidade. A Usiminas sequer é parte no processo.

Na prática, sabe-se lá por que razão, a própria Ternium é quem mais estaria prejudicando e maculando a imagem de sua controlada e, por extensão, dos demais investidores da empresa. Há informações, inclusive, de que o conglomerado ítalo-argentino tem feito chantagens no território da bilateralidade, ameaçando deixar o Brasil. De uma certa forma, pressiona a própria Justiça.

#CSN #Usiminas

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2025.

Rolar para cima