Bancos precisam reduzir os juros antes que algum interventor o faça

  • 2/04/2018
    • Share

A pressão que tem sido realizada sobre os bancos para que reduzam as taxas de juros é legítima e já vem tarde. O custo dos empréstimos no país é uma espécie de carcinoma que ignora ciclos, crescimento econômico, conjuntura internacional, lucratividade bancária e medidas de ajuste favoráveis ao setor. Os juros simplesmente não caem, ou, para ser mais preciso, invariavelmente sobem. A recente elevação das taxas, mesmo com a Selic baixando para seu piso histórico, é uma prova de que o sistema bancário se descolou dos fundamentos. Curioso, entretanto, é que a pressão para que os bancos reduzam as taxas surge justamente no momento em que as externalidades fortalecem sua motivação para manter os juros altos ou até avançar “ ”.

As discussões mais reservadas na Febraban indicam que as próximas eleições presidenciais serão as mais ameaçadoras para as instituições financeiras desde a abertura democrática. Nem mesmo com Fernando Collor e Lula houve tamanha imprevisibilidade. O primeiro, é bem verdade, surpreendeu o país com um plano de confsco da base monetária, que ninguém no planeta acreditaria se fosse avisado antes. Collor, contudo, devolveu as avarias causadas aos bancos com ganhos de rentabilidade. Lula garantiu a tranquilidade do sistema antes mesmo de assumir, assinando uma duplicata política na qual assegurava que tudo o que tinha dito não valia mais.

A partir daí passou a se gabar de que em seu governo o povo e os bancos foram grandes ganhadores. Nesse interim, a banca privada nacional mostrou solidez adquirindo quase uma dezena de gigantescas instituições estrangeiras que ousaram tentar a sorte no mercado brasileiro. O infortúnio de alguns concorrentes que quebraram no meio do caminho e a adoção de um Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro (Proer) permitiram que cinco instituições viessem a se tornar donas de mais de 70% dos ativos bancários do país. Um relatório confidencial de 82 páginas elaborado no ano passado pela Insight Comunicação mostra a concentração bancária em terceiro lugar na sondagem feita a especialistas sobre os principais motivos para juros tão elevados.

Em meio a essa cobrança da sociedade e ao indiscutível reconhecimento da oligopolização bancária é que se darão as eleições de 2018. Neste certame, pela primeira vez o financiamento direto de campanha não será uma variável tão determinante nos resultados e nos compromissos dos candidatos. Os bancos tinham uma tradição de investirem grandes verbas nas campanhas. A redução dos juros deverá estar presente nos programas de todos os candidatos. Quem não considerar o assunto será acusado de omissão suspeita.

Dois candidatos bem situados, Ciro Gomes, pela esquerda, e Jair Bolsonaro, pela direita, são promessas de intervenção no intocável sistema financeiro. Por essas e por outras, os acionistas do Itaú fizeram a maior distribuição de dividendos da história. Melhor o dinheiro no bolso agora antes que surja algum percalço depois. Por uma outra lógica que não a bancária, o momento seria o de baixar os flaps dos juros, fazendo uma sinalização de boa política. Só que o sistema funciona ao contrário. Ao se depararem com o risco de serem abalroados, os bancos sobem ainda mais os juros. Tem nexo. Haverá um novo teste na próxima reunião do Copom, quando é prevista mais uma redução da Selic, desta vez para 6,25%. Se os juros bancários não descerem, e não deverão descer, não será provocação, mas, sim, a lógica do sistema em movimento. Em algum momento é fundamental quebrar essa inércia. Se não forem os próprios bancos a corrigirem suas disfunções, é temerário o que pode acontecer.

#Febraban

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.