Roldão e Tenda unem suas semelhanças no atacado

  • 2/05/2013
    • Share

Duas das principais redes de atacado do Brasil podem se encontrar na mesma prateleira. As paulistas Roldão e Tenda Atacado estariam em conversações para uma fusão. A operação, se confirmada, terá significativo impacto sobre o tabuleiro de forças do setor. Juntas, as duas empresas somam 34 lojas, todas em São Paulo, e projetam para esse ano um faturamento superior a R$ 4 bilhões. O novo grupo, portanto, já viria ao mundo com porte para disputar o terceiro lugar do ranking com o Assai. O braço atacadista do Casino/Pão de Açúcar deve faturar cerca de R$ 5 bilhões em 2013. Um objetivo mais pretensioso seria brigar pela vice-liderança do setor, posto ocupado pelo Makro, com receita anual em torno de R$ 6 bilhões. Na prática, ser segundo do mercado atacadista brasileiro já tem sabor de título. Por ora, com seus mais de R$ 15,5 bilhões em vendas, o Atacadão, leia-se Carrefour, é hors concours. Procuradas, Tenda e Roldão negaram a operação. Estão no seu papel. No entanto, nove entre dez analistas enxergam as duas empresas como rios que correm na mesma direção. Há um consenso no mercado de que, mantidas as atuais condições de temperatura e pressão, as duas redes estão mais para presas do que para predadores. A associação permitiria a s famílias Severini e Roldão permanecer no game a  frente de um negócio bem mais competitivo. Outro fator que aumenta o magnetismo entre Tenda e Roldão são as similitudes entre ambas. Além do controle familiar, as duas empresas têm portes muito próximos, o que possibilitaria, inclusive, um merger puro-sangue, e não uma aquisição travestida de fusão, como em muitos casos. A Tenda tem 19 lojas; a Roldão, 15. Uma fechou 2012 com cerca de R$ 1,8 bilhão; a outra, com R$ 1,5 bilhão. Ressalte-se ainda que praticamente não existe sobreposição entre as lojas das duas empresas. Ou seja: seria um raro caso de associação em que dois mais dois realmente somariam quatro. A Roldão e a Tenda Atacado são empresas unidas não apenas por suas virtudes, mas também por suas fragilidades e frustrações. Há pouco mais de um ano, a Tenda esteve praticamente vendida para o Pão de Açúcar. Com o negócio desfeito e após divergências entre os sócios, a família Severini decidiu seguir a  frente da empresa. A Roldão, por sua vez, tem conversado com fundos de private equity, mas ainda não conseguiu encontrar um parceiro. A ideia de um IPO, em 2013 ou 2014, também parece cada vez mais distante por conta da aridez nos mercados internacionais.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.