Acervo RR

Makro ensaia entrada no “clube do atacarejo”

  • 5/09/2012
    • Share

O Makro estuda derrubar um velho tabu. A direção da subsidiária brasileira tem conversado sobre a possibilidade de aderir ao sistema de “atacarejo”, uma jabuticaba cultivada por redes como Atacadão, posteriormente comprada pelo Carrefour, e Assai, hoje pertencente ao Grupo Pão de Açúcar. Com a eventual mudança, a companhia, que sempre se manteve como um atacadista puro-sangue, passaria a operar no Brasil também no sistema de varejo. Procurado, o Makro informou que “segue fiel ao sistema de atacado”. No entanto, de acordo com informações filtradas junto a  própria empresa, as discussões sobre o tema se intensificaram nos últimos dois meses. A mudança não envolveria, logo na partida, toda a operação da rede no Brasil. Os holandeses estariam mapeando lojas onde há maior potencial para vendas no modelo de varejo. Estas unidades funcionariam como uma espécie de test drive. Os resultados determinariam a extensão ou não da mudança para os demais pontos de venda no país. A possibilidade de alteração no modelo de negócio do Makro no Brasil está diretamente vinculada aos recentes resultados da rede. No ano passado, a receita cresceu menos de 5%, abaixo dos índices registrados pelos dois principais concorrentes, justamente o Atacadão e o Assai.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.