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Carrefour corta as asas do Atacadão

  • 6/01/2012
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Dois anos após a saída de Jean-Marc Pueyo, que deixou o Carrefour em meio ao grave escândalo contábil na subsidiária brasileira, curiosamente os franceses deram o braço a torcer ao executivo. O projeto de internacionalização da bandeira Atacadão – que sempre foi duramente criticado pelo ex-presidente da rede varejista no Brasil – parece estar com os dias contados. Após o fechamento das três lojas na Colômbia, o grupo estuda encerrar as atividades da marca na Argentina. Olhando-se apenas para o mercado portenho, a sangria será pequena – o Carrefour tem apenas uma loja com a bandeira na Grande Buenos Aires e prepara a abertura de uma segunda unidade na capital. No entanto, do ponto de vista da estratégia global, a decisão é emblemática. Tudo leva a crer que os franceses vão engavetar os planos de levar o Atacadão para outros países. Já havia estudos para a inauguração de lojas no formato “atacarejo” na Europa e na asia, a começar pela Indonésia. No entanto, os resultados nos dois países da América do Sul teriam sido considerados decepcionantes. Não houve empatia entre o modelo de negócio do Atacadão e os consumidores argentinos e colombianos. Era justamente a tese defendida por Pueyo.

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