Carrefour “envenena” seus postos de gasolina

  • 2/07/2014
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Talvez seja apenas mera coincidência; talvez, não. Mas, no momento em que o risco Abílio Diniz paira sobre o Carrefour, os franceses parecem cada vez mais dispostos a abrir o caixa e investir na operação brasileira. Além do aporte de R$ 1,5 bilhão na divisão de hipermercados e na bandeira Atacadão, há um fato novo que dá a dimensão do apetite do grupo em relação ao Brasil. O Carrefour decidiu olhar para um negócio que andava praticamente esquecido: a distribuição de combustíveis. Segundo informações filtradas junto a  própria companhia, a meta dos franceses é duplicar sua rede de postos no país, chegando a  marca dos 160 estabelecimentos até o fim de 2016. A expansão será acompanhada de uma importante mudança estratégica: o Carrefour pretende atrair um grupo do setor para assumir a operação dos postos. Um forte candidato é a também francesa Total, que tem negócios no Brasil na área de exploração e produção, mas ainda não atua na distribuição de combustíveis. O Carrefour pode não ter inventado a roda, mas a trouxe para o Brasil antes de seus concorrentes. O grupo francês foi o primeiro varejista a abrir postos de combustíveis no país junto de seus super e hipermercados. E lá se vão mais de duas décadas. A rede de postos sempre foi a isca; jamais o anzol. No entanto, nos últimos anos, não tem cumprido a contento a função precípua, ou seja, atrair consumidores para as lojas do Carrefour. Ao mesmo tempo, o negócio perdeu rentabilidade per si – com a consolidação do setor, a diferença de escala para os grandes grupos tornou-se abissal. Ainda assim, os franceses enxergam um potencial de crescimento na operação, desde que sob um novo modelo, com a presença de um parceiro do ramo. De acordo com uma fonte ligada ao Carrefour, a associação com a Total se consumaria por meio da criação de uma joint venture. Segundo o RR apurou, inicialmente a petroleira teria condicionado a negociação a uma fatia majoritária na nova empresa. No entanto, o mais provável é que o capital seja repartido meio a meio. A equânime divisão societária se refletiria, inclusive, na nova bandeira dos postos: Total Carrefour.

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