Crise faz parada obrigatória no free shop

  • 21/01/2016
    • Share

 A Dufry virou uma passageira da agonia. O dólar a R$ 4 e o consequente declínio das viagens para o exterior estão triturando a operação brasileira da maior rede de free shops do mundo. A companhia trabalha com um cenário desalentador para 2016, sobretudo a partir de março, depois do período de férias e do Carnaval. As estimativas apontam para uma queda de receita em dólar da ordem de 10% em relação ao ano passado, por conta do menor fluxo nos aeroportos, notadamente nos voos internacionais.  A Dufry responde com o verbo possível para as circunstâncias: cortar, cortar e cortar. Segundo fonte próxima ao presidente da empresa no Brasil, Gustavo Fagundes, os suíços suspenderam os investimentos de R$ 120 milhões previstos para este ano. Os planos de expansão no país foram duramente atingidos: até 2018, deverão ser abertas menos de 20 lojas no país, um quarto do que estava previsto. Os suíços pretendem dar prioridade à inaugura- ção de lojas de rua – seja pela ausência de novos aeroportos no Brasil, seja pelo bom desempenho alcançado pelo único ponto de venda da companhia neste conceito até o momento. A loja da Dufry no Centro do Rio teve um lucro de 10% sobre a receita em 2015 – uma das raras unidades do grupo no país a fechar o ano no azul. A empresa Dufry não retornou o assunto.

#Dufry

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.