Acervo RR

Mendonça de Barros carrega nas costas o caminhão da Foton

  • 27/03/2013
    • Share

Tentar, Luis Carlos Mendonça de Barros tentou. E muito! Mas ainda não foi desta vez que ele conseguiu arrancar dinheiro dos chineses da Foton Motor Group, maior fabricante de caminhões do mundo. A Foton Aumark – empresa que representa os asiáticos no Brasil e é controlada por Mendonça de Barros e seus sócios, entre eles o rebento Ricardo Mendonça de Barros – vai arcar sozinha com a construção de uma fábrica no país. Palavra de um dos acionistas e vice-presidente da companhia, Orlando Merluzzi, que jogou para o acostamento a versão propalada pelo mercado nas últimas semanas. Nas curvas do setor, dava-se como certo que os chineses bancariam integralmente o empreendimento e o ex-ministro seria mero carona na operação, seguindo apenas como importador e distribuidor dos veículos. Ao menos no que diz respeito a  origem dos recursos o próprio Mendonça de Barros não acharia nem um pouco ruim pegar essa estrada. Não foi possível. Neste momento, a matriz está a s voltas com a instalação de fábricas na Rússia e na andia. Ou seja, sua aposta nos Brics tem limite. “C” já colocou dinheiro no “R” e no “I”. O “B” que se vire sozinho. O anúncio oficial do projeto está previsto para daqui a duas semanas – na disputa pela fábrica, Espírito Santo e Rio Grande do Sul entraram cabeça a cabeça na reta final. No total, o investimento deve chegar aos R$ 200 milhões. Mendonça de Barros terá o apoio de alguns bancos, a começar por sua antiga casa, o BNDES. Mas a maior parcela dos recursos sairá do bolso dos sócios da Foton Aumark, que, por sinal, já desembolsaram mais de R$ 30 milhões na homologação de veículos da marca chinesa e na abertura de cinco revendedoras em São Paulo. Mais cinco concessionárias serão abertas na esteira da nova fábrica. A planta terá cerca de um milhão de metros quadrados, com capacidade para a produção anual de 17 mil caminhões. Incialmente, serão fabricados três modelos, de 3,5, 8,5 e dez toneladas. O projeto prevê ainda a montagem de um veículo de 24 toneladas até 2017.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.