Infraestrutura

Arábia Saudita pode ser a locomotiva do Trem Intercidades

  • 8/09/2023
    • Share

São Paulo-Campinas-Arábia Saudita. Este é o “trajeto” traçado pelo governador Tarcísio Freitas para o Trem Intercidades, um dos maiores projetos de infraestrutura do estado e recém-integrado ao PAC. Freitas e seus assessores vêm mantendo conversações com o governo árabe para a entrada da Saudi Arabia Railways (SAR) na disputa pela construção e gestão da linha ferroviária. O assunto teria sido tratado diretamente pelo governador paulista no encontro com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, no início de agosto.

As negociações bilaterais passam também pelo embaixador do país asiático em Brasília, Faisal bin Ibrahim Ghulam.

O Trem Intercidades pode ser a primeira estação do acordo de cooperação firmado recentemente entre a InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, e a Saudi Invest, ligada ao governo árabe. Orçada em mais de R$ 12 bilhões, a linha com 101 km de extensão prevê a ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas, atendendo ainda a outras oito cidades. A Saudi Arabia Railways é a estatal responsável pela gestão da maior parte da malha ferroviária do país. É controlada diretamente pelo PIF (Public Investment Fund).

A empresa administra mais de 4,4 mil km de linhas férreas na Arábia Saudita, somando transporte de cargas e de passageiros.

#Arábia Saudita #PAC #Saudi Arabia Railways #Tarcísio Freitas

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima