As prévias de Flavio Rocha nas redes sociais

  • 5/02/2018
    • Share

Flavio Rocha está sentindo na pele o quanto é difícil dissociar a política dos negócios, sobretudo nestes tempos de ânimos tão exacerbados. Nos últimos dias, a Lojas Riachuelo se viu forçar a montar uma operação de guerra nas redes sociais. A rede varejista teve de intensificar o monitoramento nas mídias digitais por conta dos seguidos ataques feitos por internautas. Os rótulos contra a Riachuelo se multiplicaram: “homofóbica” e “intolerante” figuram entre os mais suaves.

Hashtags foram criadas para pregar um boicote às lojas. Em parte, o ódio digital foi alimentado por declarações feitas por Rocha à Folha de S. Paulo na semana passada. Na ocasião, o herdeiro da Riachuelo disse que o Brasil precisa de um presidente “conservador nos costumes”. Na ponta do lápis, nada que justificasse a reação desmedida dos internautas. No entanto, houve método na loucura. A campanha cibernética contra a Riachuelo ganhou ingredientes adicionais que funcionaram como pimenta do reino e dendê no caldo das redes sociais. Muitos lembraram que Rocha é ligado à igreja Sara Nossa Terra, que, entre as suas bandeiras, desaprova a união homoafetiva.

Houve até quem recordasse da propaganda da Riachuelo para o Dia dos Namorados em 2017, exibindo apenas casais heterossexuais. Procurada pelo RR, a Riachuelo confirmou ter identificado nas redes sociais um “aumento de menções associadas ao seu presidente Flavio Rocha, em função da distorção de uma entrevista dada pelo empresário”. A rede varejista disse ainda que “está respondendo aos questionamentos” e classifica informações atribuídas a ela como “fake news”, reafirmando ser uma empresa “plural, democrática e que apoia a diversidade em todas as suas faces”. Um dado relevante: a Riachuelo afirma ser a maior empregadora de transexuais do Brasil. São mais de 500 colaboradores que usam os nomes sociais que escolheram em seus crachás. De toda a forma, o episódio é didático do quanto o político em construção Flavio Rocha – ele descarta a candidatura, mas já foi apontado como o nome dos sonhos do MBL para a Presidência – pode ser instrumentalizado para contaminar a imagem do empresário Flavio Rocha.

#Flavio Rocha #Lojas Riachuelo

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.