Acervo RR

Estapar manobra seu carro na entrada da Multipark

  • 11/09/2012
    • Share

A mudança no comando da Estapar vai além de uma simples troca de guarda na gestão executiva. André Iasi – que assumiu a presidência no lugar do fundador da empresa, Helio Alves Cerqueira – foi escolhido para conduzir o aditivado plano de expansão da rede de estacionamentos, controlada pelo BTG Pactual. Segundo fonte ligada ao próprio banco, os investimentos devem chegar a R$ 500 milhões. A estratégia inclui projetos greenfield, leia-se a expansão do número de vagas com a abertura de novos pontos, e, sobretudo, aquisições. A Estapar vem mapeando redes de pequeno e médio porte, sobretudo no interior de São Paulo e nas capitais do Sudeste. Esta operação-arrastão, no entanto, não passa de um aquecimento. O objetivo maior da empresa é fisgar um peixe bem mais graúdo, que lhe permita consolidar sua posição de líder do setor. De acordo com a mesma fonte, o principal alvo é a Multipark – segunda maior rede de estacionamentos do país, atrás apenas da própria Estapar. Procurada, a Multipark comunicou que “não recebeu qualquer proposta”. Já a Estapar informou que “não comenta rumores de mercado”. Para a Estapar, o que está em jogo é mais do que uma aquisição. Trata-se de um projeto de poder e de domínio de mercado que está se desenhando na prancheta de André Esteves e seu escrete de financistas no BTG. Ao incorporar a Multipark, a empresa saltaria de aproximadamente 200 mil para quase 300 mil vagas em todo o país. Ou seja: vai se tornar um player praticamente inalcançável no setor. Não há no ranking do setor outros grandes grupos com porte similar a  própria Multipark. Este é um mercado extremamente pulverizado, composto por centenas de redes regionais – a própria Estapar não detém mais do que 10% do número de vagas no país. Em termos financeiros, por sua vez, a empresa controlada pelo BTG sairia de um faturamento anual na casa dos R$ 600 milhões para algo próximo dos R$ 900 milhões – quando André Esteves parou sua Mercedes no capital da companhia, em 2009, a receita não passava dos R$ 150 milhões. Além destes números, o interesse da Estapar é multiplicado pela qualidade dos ativos da Multipark. A maior parte de seus estacionamentos está concentrada em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima