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Paes Mendonça invade a praça de alimentação da concorrência

  • 19/08/2011
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João Carlos Paes Mendonça pretende quebrar de vez uma espécie de Tratado de Tordesilhas no mercado brasileiro de shopping centers. Com atuação concentrada no Nordeste, o empresário prepara um expressivo projeto de expansão no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Desta forma, sua holding, a JCPM, romperá definitivamente uma divisão tácita no mapa do setor, espraiando- se por territórios hoje dominados pelas maiores administradoras do país ? como BR Malls, Multiplan, Iguatemi e Brookfield, ex-Brascan. Os planos de Paes Mendonça preveem a construção de seis empreendimentos nas três maiores capitais do Sudeste até 2014. Dois deles ficarão em São Paulo, única cidade fora do Nordeste onde a JCPM já está presente, ainda que timidamente ? tem participações de, respectivamente, 20% e 25% nos shoppings Villa-Lobos e Granja Vianna. Este será o maior pacote de investimentos já feito por Paes Mendonça na área de shopping centers. Estima- se que o desembolso possa chegar a R$ 4 bilhões. Paralelamente a  invasão no Sudeste, a JCPM vai esticar seus tentáculos para as regiões Norte e Centro-Oeste. A holding planeja construir um shopping em Manaus, Campo Grande (MS) e Goiânia. A intenção de Paes Mendonça é duplicar sua presença no setor até 2015 ? hoje, a JCPM tem participação societária e administra 11 centros de compras. Além da expansão territorial per si, o empresário enxerga um valor simbólico nos novos investimentos. Quer se consolidar como um predador do setor, afastando o rótulo de que a JCPM é uma empresa que, a qualquer momento, pode ser abocanhada pelos maiores players do mercado. Recentemente, Carlos Jereissati, dono do Iguatemi, teria sondado a companhia. O epsiódio, aliás, deixou algumas rusgas. De acordo com informações filtradas junto a  JCPM, o próprio Jereissati teria vazado a  mídia o seu interesse, azedando suas relações com Paes Mendonça. A ampliação do eixo geográfico da JCPM é o troco na mesma moeda ao movimento feito por seus principais concorrentes, que há tempos cruzaram a linha de Tordesilhas. Atraída pelo crescimento da renda na região, as principais administradoras de shoppings do Sudeste têm voltado suas baterias para o Nordeste. Em maio deste ano, por exemplo, a BR Malls gastou R$ 237 milhões para comprar 95% do Shopping Paralela, em Salvador. No ano passado, a Multiplan, de José Issac Peres, anunciou investimentos de R$ 500 milhões para a construção de um shopping em Maceió.

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