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Acervo RR
O presidente da Mattel no Brasil, Ricardo Ibarra, não está para brincadeiras. Sob pressão da matriz, Ibarra tem pela frente o desafio de reestruturar a operação da companhia no Brasil. Maior fabricante de brinquedos do mundo, a Mattel não tem conseguido atingir suas metas no mercado brasileiro. O lucro no ano passado ficou em torno de R$ 60 milhões, menos de 10% do faturamento, índice inferior a s expectativas dos norteamericanos. Na tentativa de aumentar a rentabilidade, a empresa vai passar por uma série de mudanças. A primeira e mais impactante será o início da produção própria com a instalação de uma fábrica. A unidade industrial será responsável pela fabricação da linha de bonecas Barbie, o carro-chefe da companhia em todo o mundo. Com o investimento, a Mattel vai reduzir o número de indústrias terceirizadas no país de 60 para aproximadamente 40. Outra ação será o aumento do portfólio em aproximadamente 40%. As piruetas operacionais da Mattel no Brasil incluem também a diversificação do cardápio de produtos. Além dos brinquedos próprios, a empresa vai apostar no licenciamento da marca para outros produtos, como xampus, roupas, alimentos, artigos de maquiagem, todos voltados para o público infantil. Somente neste ano, com o aumento das concessões da marca, a companhia espera aumentar sua receita de R$ 800 milhões para R$ 900 milhões. A meta é ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em 2012, atingindo um lucro de 20% sobre a receita. O Brasil é peça fundamental na operação internacional da Mattel, que hoje responde por 46% do faturamento global do grupo (US$ 5,6 bilhões). A subsidiária brasileira equivale a 9% da receita mundial. A reestruturação da Mattel no Brasil inclui ainda a abertura de escritórios nas principais capitais do país. A nova fábrica deverá ficar em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin já teria se comprometido com contrapartidas fiscais e de infraestrutura, incluindo cessão de terreno, para pescar o empreendimento. A intenção dos norte-americanos é transformar o complexo industrial em base de exportação para toda a América Latina.
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