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Marina Silva come pelas beiradas do mapa eleitoral

  • 22/06/2010
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Há muita animação no QG de campanha de Marina Silva. Nos últimos dias, entre os principais assessores de Marina cresceu a expectativa de que sua candidatura possa atingir um novo patamar e ? por que não? ? almejar a passagem para o segundo turno. A onda de otimismo é resultado de duas pesquisas recém-saídas do forno e ainda não registradas na Justiça Eleitoral, que mostram um expressivo salto da candidatura Marina, notadamente no Sul do país. Em um dos três estados da Região, sua participação pulou de 2% para 12%. No comitê de campanha, já há quem utilize a expressão “Marina Norte-Sul”, em razão da boa posição que a candidata do PV também vem mantendo no extremo oposto do território nacional. Filha da terra, Marina Silva soma até 15% das intenções de voto na Região Norte, de acordo com pesquisas recentes. O comando da campanha de Marina Silva persegue um número mágico nas pesquisas: 15% de intenção de voto em todo o país ? levantamentos recentes apontam para uma participação em torno dos 12%. Na avaliação dos estrategistas políticos da candidata do PV, este é considerado o nível de trampolim, o estágio a partir do qual Marina poderá dar saltos significativos e pleitear uma posição mais competitiva na corrida eleitoral, reduzindo a distância que a separa de José Serra e de Dilma Rousseff. Entre os assessores de Marina, a tese é que, se chegar aos 15% de intenção de voto, sua candidatura criará uma espécie de efeito-arranque entre a imprensa e a opinião pública. Inevitavelmente, Marina Silva passará a ter um espaço maior na mídia, o que funcionará como um retroalimentador da sua imagem. No comitê de Marina Silva, chegar aos 15% nas pesquisas já é tratado como algo perfeitamente factível. O problema é o timing deste sprint. Não adianta nada alcançar este percentual em agosto ou setembro. Ele terá de ser buscado para ontem, de preferência logo nas primeiras pesquisas que sairão após a Copa do Mundo. Não por acaso, os assessores e marqueteiros de Marina Silva estão debruçados sobre uma série de ações para anabolizar o quanto antes a sua candidatura. Um dos coelhos na cartola dos assessores de Marina Silva, que promete causar barulho, é recorrer ao apoio do cabo eleitoral que todo candidato gostaria de ter: o próprio Lula. A campanha de Marina está munida de centenas de fotos em que ela aparece ao lado do presidente da República. No entanto, a arma de maior calibre é uma série de vídeos com depoimentos laudatórios de Lula sobre a ex-ministra do Meio Ambiente. São vários momentos em que o presidente surge na tela enaltecendo as “virtudes”, a “fibra” e a trajetória da “companheira Marina”. José Serra adoraria ter uma videoteca igual.

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