MSC navega entre abrolhos e recifes

  • 27/10/2014
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A temporada 2014-2015 de cruzeiros na costa brasileira, que começa em novembro e se estende até abril, promete mares revoltos para a MSC. A operadora turística zarpa para um novo ano fiscal com a obrigação de compensar os decepcionantes resultados colhidos ao longo do último ciclo. O grupo fechou a temporada – excepcionalmente esticada até o meio do ano por causa da Copa do Mundo – com 290 mil leitos comercializados, um aumento de 12%. O número teria ficado aquém das projeções – o que, oficialmente, a MSC nega. Segundo fontes próximas a  empresa, o desempenho teria, inclusive, gerado cobranças por parte dos italianos sobre a área comercial da operadora no Brasil. As águas da MSC andam ainda mais turvas por conta do desempenho de sua maior concorrente no país, a Pullmantur, pertencente a  norte-americana Royal Caribbean Cruises. Com uma política de preços bastante agressiva, a empresa tem conseguido ampliar suas vendas em 20% por ano desde o início da década. O que antes era apenas um ponto no radar dos italianos hoje já pode ser visto a olho nu, na popa do barco. A Pullmantur já tem quase 35% das vendas de cruzeiros marítimos na costa brasileira, contra 50% da MSC.

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