Buscar
Política
A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, tem sido assediada por vivandeiras do PT em busca de CPIs. No caso, a CPI seria voltada à investigação e instalação de inquérito contra os gastos impostos às estatais em função de motivações essencialmente eleitorais. A contribuição do corpo técnico das companhias públicas, com o apoio de auditorias externas independentes, daria conta do recado. A missão se resume em levantar a qualidade, destino e necessidade do gasto, quem ordenou, quem cumpriu a ordem e quanto custou ao Erário a malversação dos recursos. Atenção: a CPI envolveria todas as estatais. Ressalte-se, por exemplo, que a própria Petrobras já é alvo de um processo no TCU. A Corte investiga o programa de doação de gás de cozinha e de cestas básicas mantido pela estatal no ano passado – informação antecipada pelo RR (https://relatorioreservado.com.br/noticias/tribunal-de-contas-investiga-uso-eleitoral-da-petrobras/) e posteriormente noticiada pelo G1. Há suspeitas de dupla irregularidade: doação em época de campanha eleitoral e atividade alheia ao escopo e às atribuições da Petrobras.
A presidente da CEF, Rita Serrano, tem sido o primeiro alvo solicitando apoio técnico para subsidiar o pedido de instalação da CPI porque já botou, inclusive, a boca no mundo. Segundo o Valor Econômico, Rita quer postergar a devolução de um empréstimo do Tesouro de R$ 5 bilhões, em parte gastos com finalidades discutíveis, digamos assim. A presidente da CEF disse que, se esse pagamento não for renegociado, a restituição do montante neste ano irá comprometer a liquidez do ano. Um levantamento consolidado do valor dos gastos políticos imorais, extraídos dos entes públicos, nos últimos cinco governos, daria uma boa dimensão da farra distributiva do dinheiro público que os políticos usam em prol dos seus interesses eleitorais.
Os dois parlamentares mais encantados com a iniciativa são Gleisi Hoffmann e Lindbergh Faria, que têm abraçado causas comuns. O RR duvida, contudo, que um grupelho ou mesmo todo o PT consiga as assinaturas necessárias para a instalação da CPI, que já está sendo chamada na dentro do partido de “Comissão de Caça às Bruxas”.
Todos os direitos reservados 1966-2024.