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A Merama alimenta a ambição de se tornar uma espécie de 3G das marcas digitais. Por “3G das marcas digitais” entenda-se a formação de um colar de ativos na área de e-commerce, com a consolidação de importantes brands do setor. A alusão à holding de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles não é aleatória. Uma parcela expressiva dos recursos que financiarão a expansão da startup saiu exatamente do bolso de Telles, um dos nomes por trás do recente aporte de US$ 45 milhões na empresa.
Entre os investidores há ainda outros importantes players da indústria de venture capital, como SoftBank, Balderton Capital, Monashees e Valor Capital. Na esteira da injeção de capital, a Merama, que tem sedes no Brasil e no México, está passando por um reposicionamento. A companhia reduziu drasticamente seu portfólio, de 33 para apenas seis ativos. Foi um exercício de mea culpa, uma confissão de que a estratégia de atirar para os mais diversos lados não trouxe a rentabilidade esperada. A partir de agora, a ordem é apostar na dominância em nichos específicos, notadamente as áreas de health e cuidados pessoais. Segundo o RR apurou, há duas negociações em estágio avançado nesses setores.
A joia da coroa do portfólio da Merama no Brasil é a Growth Supplements, líder em proteínas e creatinas, que terá seu portfólio ampliado com o lançamento de aproximadamente 30 produtos. Há planos de IPO da empresa no mercado norte-americano até 2027. A Océane, fabricante de cosméticos, também entra no radar da expansão agressiva.
A Merama quer transformar cada marca em uma plataforma vertical integrada, controlando produção, logística e distribuição. Em um mercado no qual DNVBs (digitally native vertical brands) sofrem para equilibrar crescimento e rentabilidade, a startup surfa na frente com caixa. O desafio agora é outro: transformar promessas em margens sólidas e narrativas em teses de IPO. No tabuleiro saturado do e-commerce, poucos têm tempo, dinheiro e convicção para jogar tão pesado. A Merama tem os três.
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