Destaque

iFood fecha mais uma porta para a concorrência no Brasil

  • 23/04/2025
    • Share

O RR apurou que o iFood negocia uma parceria com a Mottu, startup especializada na locação de motos e em serviços logísticos. Os mais de cem mil entregadores clientes desta última vão fortalecer o sistema de envios da plataforma de delivery de refeições. O timing do acordo é mais do que emblemático.

A parceria se dá justo no momento que o iFood está prestes a ganhar um velho e um novo competidor no país. O “velho” é o 99Food, do conglomerado chinês de tecnologia Didi, que anunciou seu retorno ao Brasil, com um investimento da ordem de R$ 1 bilhão. O “novo” é a também chinesa Meituan, que deverá iniciar sua operação no país ainda neste ano.

Os asiáticos têm calorias de sobra para incomodar a supremacia do iFood em terras brasileiras. Uma das maiores plataformas de entrega de refeições da China, a Meituan soma mais de 30 bilhões de pedidos por ano e faturamento superior a US$ 46 bilhões. Procurados pelo RR, iFood e Mottu não se pronunciaram até o fechamento desta matéria.

A parceria com a Mottu tem tudo para reacender os questionamentos aos métodos do iFood no Brasil.

Trata-se de um acordo de exclusividade, que permitirá à plataforma de delivery amarrar milhares de entregadores clientes da startup. Ou seja: o iFood, que já detém mais de 70% das entregas de refeições no país, faz mais um movimento estratégico para aumentar sua concentração de market share. A empresa controlada pela holandesa Prosus é recorrentemente contestada por suas práticas comerciais no Brasil.

Em fevereiro de 2023, a companhia chegou a firmar um acordo com o Cade, comprometendo-se a não fechar acordos de exclusividade com redes de restaurante com mais de 30 lojas. Ainda assim, é difícil furar a hegemônica posição do iFood no mercado brasileiro. A própria saída da 99Food do Brasil, em 2023, se deu pela dificuldade de competir com a empresa. Foi o mesmo motivo que levou o Uber Eats a encerrar suas atividades no país.

#iFood

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2025.

Rolar para cima