Buscar
Warning: Undefined array key 0 in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
Alguém viu alguma concessão do setor de logística sendo leiloada por aí? Não viu e provavelmente não verá tão cedo. Mas pelo menos uma empresa privada se move silenciosamente nessa área. A Companhia Macrologística, do engenheiro Renato Pavan, e a Cia. de Ferrovias da China, firmaram acordo para a construção de um porto de águas profundas na foz do Rio Amazonas, nas proximidades de Barcarena. A informação foi confirmada pelo RR. O projeto é ambicioso, coisa de bilhões de dólares, apesar das partes não revelarem o valor do investimento. Sua principal vantagem é a economia de 3.500 quilômetros que será obtida no percurso até a China e o Japão. Os navios serão de grande calado. Eles seguirão pela foz do Amazonas até o Panamá, avançarão até a África do Sul, Cingapura e, finalmente, China e Japão. Outro handicap é a utilização de navios de contêiner repletos de granel, o que permite o dobro da velocidade dos graneleiros normais. Trata-se do primeiro negócio firme entre Brasil e China na área de logística. E não teve um dedo sequer do governo.
Todos os direitos reservados 1966-2024.