Bolsonaro quer uma “Lava Coronavírus” fora de hora

  • 1/07/2020
    • Share

Não satisfeito em desqualificar a própria Covid-19 (uma “gripezinha”), Jair Bolsonaro está empenhado agora em desacreditar as Secretarias Estaduais de Saúde. O governo quer abrir uma devassa nas unidades federativas, mobilizando a Procuradoria Geral da República e a CGU para investigar a aplicação de recursos e equipamentos repassados pela União aos estados. Essa “Lava Coronavírus” se justificaria pelas denúncias de desvios de dinheiro público no setor de saúde e pela suspeição de que diversas Secretarias estão formando estoques desnecessários.

Trata-se de mais uma demonstração da falta de visão administrativa e da incapacidade do governo de definir prioridades na pandemia. Não parece razoável criar dificuldades ao funcionamento das Secretarias Estaduais de Saúde com 25 mil novos casos de Covid-19 por dia. Sensatez não é exatamente uma marca do governo de Bolsonaro, ainda mais quando ele enxerga uma “janela de oportunidade” para colocar os governadores na berlinda.

Por “janela de oportunidade” entenda-se a sucessão de denúncias de desvios de recursos da Saúde. Neste momento, 15 estados (SP, RJ, PA, SC, AC, AM, RO, AP, RR, PE, MA, TO, CE, BA e MS) e mais o Distrito Federal estão sob investigação. Para Bolsonaro, quanto pior, melhor. Antecipando-se à devassa, alguns governadores já abriram por conta própria procedimentos de apuração.

#Covid-19 #Jair Bolsonaro

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.