Aumento do vale-alimentação pode ir além do servidor

  • 28/04/2022
    • Share

A proposta de aumento de R$ 400 no vale-alimentação do funcionalismo federal pode embutir um segundo ato. O reajuste seria a proxy de um movimento mais amplo: a criação por parte do governo de medidas capazes de estimular o aumento do benefício também para os trabalhadores da iniciativa privada. Uma hipótese seria via renúncia fiscal. O governo poderia instituir um regime específico com contra-partidas tributárias para as empresas que reajustassem o vale-alimentação de seus funcionários.

Outro caminho seria o dinheiro sair diretamente do próprio governo, a partir da criação de um auxílio-alimentação. O objetivo do governo seria reduzir os efeitos corrosivos da inflação sobre o poder de compra do trabalhador e o risco de insegurança alimentar. A necessidade e a oportunidade eleitoral de criação de um “vale alimento” ou algo do gênero estão no ar – ver RR de 18 de abril.

A iniciativa é louvável, mas de abrangência limitada: não atingiria subempregados, informais, desempregados e desalentados. Isso para não falar do contingente que recebe o Auxílio Brasil, os mais prejudicados pelo efeito da inflação sobre os preços dos alimentos.

#Auxílio Brasil #Vale Alimentação

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.