Mineração
Appian Capital mira investimento em terras raras no Brasil
A inglesa Appian Capital é apontada no setor de mineração como forte candidata a se associar à Terra Brasil Minerals na exploração de terras raras em Minas Gerais. Controlada pelos irmãos Eduardo e André Luiz Duarte, a empresa opera uma jazida com reservas estimadas de 3,1 bilhões de toneladas de kamafugito. Trata-se de uma rocha vulcânica rica em potássio, fosfato e terras raras.
A vida útil da jazida é de aproximadamente 50 anos. A Appian Capital, que administra algo em torno de US$ 4 bilhões em ativos, já tem importantes investimentos em mineração no Brasil, a começar pela Atlantic Nickel, na Bahia, e pela Mineração Vale Verde, uma mina de cobre e ouro em Alagoas. Neste ano, anunciou um projeto de R$ 350 milhões para a produção de grafite em Itagimirim, também na Bahia.
Em contato com o RR, a Appian Capital informou que “não comenta especulações sobre seus processos de aquisições e/ou vendas”. No entanto, a gestora diz que “está constantemente buscando novas oportunidades de investimentos no Brasil, uma vez que o país possui jurisdição favorável, infraestrutura adequada e reservas de alta qualidade de minerais estratégicos”. Os ingleses afirmaram ainda ao RR que o seu plano de expansão no país “é focado em oportunidades de desenvolvimento de projetos de minerais como cobre, níquel, lítio, cobalto, grafite, manganês, entre outros, em diferentes regiões”. Também consultada, a Terra Brasil Minerals não retornou até o fechamento desta matéria.
#Appian Capital