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Banca brasileira avança nos IPOs internacionais

  • 30/05/2012
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Após conquistar território no mercado doméstico de emissões de títulos, a banca brasileira está avançando gradativamente seus pelotões no front internacional. A recente abertura de capital do Facebook completou uma trilogia. Os três maiores IPOs dos Estados Unidos contaram com a presença de instituições financeiras made in Brazil. Caçula deste segmento, o Bradesco BBI começa a ganhar musculatura e entrar no jogo de forma mais aguda. Na oferta de ações da Visa, em 2008, o banco foi responsável pela colocação do equivalente a 0,14% dos papéis. Dois anos depois, subiu alguns degraus na emissão de títulos da GM. Na operação, o Bradesco BBI recebeu mandato para a oferta de uma fatia correspondente a 2,55% do total de ações. O Itaú BBA também participou do lançamento, embora com um quinhão bem menor: 0,875%. Com o IPO do Facebook, o Brasil retornou ao palco das grandes operações internacionais, embora, desta vez, com uma boa dose de bipolaridade. O Itaú BBA experimentou as duas faces da moeda. Por um lado, voltou a garantir o mandato para uma grande e badalada colocação externa; por outro, teve de se contentar com um papel que beirou a figuração. O banco assumiu o lançamento de apenas 0,05% das ações do Facebook, não obstante os Setúbal terem feito um estardalhaço na mídia. Nesse ritmo, qualquer dia desses, o Itaú BBA ainda manda publicar um tombstone em todos os grandes jornais do país para anunciar a emissão de 0,0001% dos títulos de uma empresa.

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