Acervo RR

Petrópolis quer fazer da tampinha uma fidelidade milionária

  • 27/03/2012
    • Share

As ideias de Walter Faria entraram em ebulição. Depois de comprar 50% da paranaense Electra, que atua em geração de energia, notadamente por meio de PCHs, o dono da Petrópolis prepara sua incursão em um empreendimento igualmente inusitado. Faria quer fazer da cervejaria a ponte para uma empresa de fidelidade. A iniciativa é, no mínimo, ousada, pois megamarcas, como a Coca- Cola, jamais enveredaram por esse setor. No momento, estão sendo estudados mecanismos para a implementação da ideia, tais como o tipo de serviço ou de produto que poderia ser permutado a partir do consumo de um determinado número de garrafas ou latinhas de cervejas da Petrópolis. O modelo de participação deve ser o mais simples possível: troca das chapinhas ou dos puxadores de metal das embalagens nos pontos de venda estabelecidos. O consumidor receberia um comprovante que permitiria sua conversão em serviços e/ou produtos da própria Petrópolis ou de outras empresas. Tudo começou com o laboratório de novas ideias fervescentes de Faria querendo resgatar as antigas promoções de troca direta de determinado volume de cervejas por uma unidade ou mesmo por um brinde. Pensou-se também na boa e velha raspadinha das tampinhas. Mas alguém lembrou dessa tal fidelidade. Os modelos de negócio nesse setor ensejam, inclusive, a possibilidade de futuro IPO, caso o negócio dê certo. Não por acaso, a intenção é criar uma empresa separada, uma espécie de “Petrópolis Fidelidade”, o que facilitaria uma eventual abertura de capital. Feitas as devidas ressalvas das diferenças entre os empreendimentos, é bom lembrar que a Multiplus, empresa de fidelidade do grupo TAM, foi negociada originalmente em mercado com um valor maior do que o da própria companhia aérea. A expectativa é de que a sinergia entre a operação de fidelidade e a venda de cerveja jorre espuma para tudo quanto é lado. Afinal cada 1% de market share nesse setor significa R$ 300 milhões de receita. Walter Faria quer sair na frente porque acha que o pioneiro do negócio vai ter uma fila correndo atrás. No seu caso particular, conta com seu notório conhecimento de como transformar as operações mais rentáveis com um jeitinho todo especial.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.