Citrosuco é mais uma praga nas finanças do Votorantim

  • 1/04/2014
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Há mais um fruto bichado no pomar dos Ermírio de Moraes. A exemplo do Banco Votorantim, da Fibria e da Votorantim Metais – mais uma vez, o alto prejuízo das duas últimas corroeu os bons resultados da divisão de cimento -, a Citrosuco também transformou- se numa máquina de espremer dinheiro. Lucro é algo que passa longe da operação. Tem sido assim desde 2010, quando os Ermírio de Moraes e a família Fischer, até então, donos, respectivamente, da Citrosuco e da Citrovita, promoveram a fusão das duas fabricantes de suco de laranja. Entre janeiro e setembro de 2013, a companhia perdeu cerca de R$ 55 milhões. Somando-se os prejuízos acumulados nos dois anos anteriores, as duas famílias já enterraram mais de R$ 260 milhões no negócio. A sangria não para por aí. Para a próxima safra, mesmo com a previsão de uma leve melhora nas cotações do suco de laranja devido a  redução dos estoques mundiais, a empresa estaria trabalhando com a estimativa de um déficit mensal da ordem de R$ 8 milhões. Para os Ermírio de Moraes, tais cifras são gotículas se comparadas, por exemplo, a s perdas da Fibria – R$ 2,2 bilhões nos últimos três anos. No entanto, existe uma grande diferença entre as duas companhias. Se, na fabricante de celulose, o Votorantim reina sozinho, na Citrosuco os Ermírio de Moraes têm ao lado sócios insatisfeitos com os rumos do negócio. Segundo fontes ligadas a  companhia, os desentendimentos têm sido cada vez mais constantes. Passam, principalmente, pela política de investimentos da empresa. Neste momento, as duas famílias são laranjas tiradas de pés diferentes. Os Fischer, a começar pelo próprio presidente do grupo, Ingo Fischer, cobram desembolsos maiores tanto para o aumento da produção quanto para a expansão da rede comercial no exterior. Pregam que o momento é propício para a compra de fabricantes de sucos de laranja na Flórida, devido a  depreciação dos ativos do setor nos Estados Unidos. No entanto, os Ermírio de Moraes estão em outra frequência. O Votorantim entende que o momento é de cautela. Aonde este azedume societário vai parar? Parece até que tudo é de propósito e os Ermírio de Moraes estão agindo premeditadamente, com o objetivo de empurrar esse laranjal para cima dos Fischer.

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