Linde briga pelo “título moral” do mercado de gases industriais

  • 25/11/2013
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Concorrer com a hegemônica White Martins, dona de 60% do mercado brasileiro de gases industriais, nunca foi a pretensão da Linde – como, aliás, de ninguém no setor. No entanto, o grupo alemão não tem conseguido sequer reduzir a distância para a segunda do ranking, a francesa Air Liquide – esta, sim, a sua grande meta no país. Resultado: para a Linde, está mais do que na hora de mudar sua estratégia de crescimento no Brasil. Após frustradas tentativas de fechar uma aquisição – a investida mais recente se deu sobre a Indústria Brasileira de Gases (IBG) -, a companhia decidiu apostar suas fichas no greenfield. A partir de 2014, a prioridade nº 1, nº 2 e nº 3 será a ampliação do parque industrial. A Linde pretende instalar seis fábricas no país ao longo dos próximos cinco anos. O investimento total seria da ordem de R$ 700 milhões. A primeira das unidades já está em construção em Curitiba. A próxima deverá ficar no Pará. Segundo uma fonte ligada a  Linde, São Paulo e Rio Grande do Sul também são pule de dez para receber uma das novas fábricas. Nordeste e Centro- Oeste ficariam com os dois últimos empreendimentos. Procurada pelo RR, a Linde confirmou apenas a construção da fábrica no Paraná e informou que não comenta seus planos de expansão. Para um mercado que é praticamente uma capitania (não hereditária) da White Martins, o segundo lugar pode perfeitamente se proclamar “campeão moral” do setor. No entanto, a Linde ainda está longe deste título. O market share da Linde estacionou na faixa dos 14% há quase dois anos. Ou seja: os alemães não têm conseguido ameaçar a posição da Air Liquide, que deve fechar o ano com um share próximo dos 19%. Cada ponto percentual, é bom que se diga, representa quase R$ 50 milhões de faturamento. A tarefa dos alemães não é simples. A Air Liquide conta com uma base industrial maior e uma estrutura de distribuição mais ampla. Isso para não falar do imponderável. Vai que os franceses resolvem coçar o bolso, colocam sobre uma mesa uma oferta superior a  da Linde e levam para a casa a própria IBG? Seriam mais 4% de market share na conta.

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