Google dá traço no mercado de pagamentos eletrônicos

  • 22/05/2015
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Nem adianta procurar no Google: são raras as declarações do executivo Fabio Coelho sobre o mercado de pagamentos online. O silêncio é compreensível. O presidente do Google Brasil pouco tem a dizer de positivo sobre aquela que é – ou era – uma das grandes apostas dos norte-americanos para expandir seus negócios no país. Por ora, o Google Wallet não passa de uma carteira quase vazia. A meta do Google de alcançar cinco milhões de usuários no Brasil em 12 meses se desmanchou no ar. No período, a companhia não atingiu sequer 20% desse total. No quesito lojas credenciadas, os números são ainda mais decepcionantes. Até o momento, o buscador conseguiu indexar apenas 20 mil estabelecimentos a sua rede de negócios. Na comparação com o PagSeguro, do UOL, não dá nem para a saída: o maior sistema de pagamentos online do Brasil contabiliza mais de 400 mil lojas. Diante das circunstâncias, Coelho não tem outra saída: precisa virar esse jogo rapidamente, sob o risco do insucesso ser debitado na sua própria conta. No Google já se cogita a possibilidade de uma cisão dos negócios no mercado brasileiro. O Google Wallet daria origem a uma empresa independente, com gestão própria, o que significaria um esvaziamento dos poderes do executivo, responsável por implantar toda a operação no Brasil. O mau desempenho do Google Wallet no Brasil dói duas vezes no bolso da companhia. Além de um negócio per si, o sistema é uma isca para fisgar um ativo talvez até mais precioso: os dados de milhões e milhões de consumidores, fundamentais para a empresa ofertar produtos ainda mais rentáveis, como anúncios segmentados. Por isso, nada mais natural que os norte-americanos cacem suas bruxas. No entanto, é injusto jogar todo o peso pela fraca performance do Google Wallet no Brasil sobre as costas de Fabio Coelho e dos demais executivos no país. Mountain View – sede do Google, na Califórnia – também tem culpa no cartório. Como uma empresa que concentra mais de 95% de todas as buscas na internet no Brasil não consegue transferir uma parte expressiva deste contingente para o seu negócio de pagamentos eletrônicos? Parte desta resposta pode estar no reduzido investimento em marketing. Os norte-americanos gastaram pouquíssimo no lançamento do Google Wallet no Brasil, talvez com a crença de que sua famosa marca faria toda a diferença. No entanto, a maior razão para o fracasso da operação até o momento talvez esteja na demora da companhia em comprar mercado no país. Entre os próprios executivos do Google no Brasil, a percepção é de que já está passando da hora de os norte-americanos abrirem a carteira e adquirirem uma plataforma de pagamentos online. Depois vai tudo estourar na toca de Coelho.

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